A vinda do diretor-presidente da Corsan a Santa Maria vai oficializar um novo passo para a retomada da obra de esgoto de Camobi, parada desde o fim do ano passado. O dirigente da companhia, Flávio Pressser, vai assinar, às 11h, no gabinete do prefeito Cezar Schirmer, o documento que autoriza a publicação de um novo edital para a licitação da obra, avaliada em R$ 20 milhões.
Com isso, o edital deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. A partir da publicação, se tudo ocorrer dentro da normalidade, será preciso esperarmais três meses para saber qual a empresa vai tocar a obra que, após concluída, beneficiará 27 mil pessoas.
Há pouco mais de uma semana, a Corsan rompeu, em definitivo, o contrato com a Sul Cava, ganhadora da primeira licitação (orçada em R$ 14,7 milhões) em 2013 e responsável pela execução de 13% dos serviços. Desde o fim do ano passado, Corsan e Sul Cava travaram uma queda de braço.
De um lado, a companhia alegava que não pagaria por serviços que não estivessem previstos no edital inicial. Em contrapartida, a empresa afirmava, por exemplo, que a largura das valas, previstas no contrato inicial, não seriam compatíveis com as características do solo. Isso, por consequência, traria a necessidade de um redimensionamento das valas, o que implicaria em recálculo de valores e alteração no contrato. O que não foi aceito pela Corsan.
"